Início Notícias Zé Gonçalves reúne 4 regionais da CTB na Paraíba

Zé Gonçalves reúne 4 regionais da CTB na Paraíba

39
0

O presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, Zé Gonçalves, reuniu nos dias 19 e 20 de setembro às 4 regionais da central de Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras no sertão e alto sertão do estado.

As reuniões tiveram como objetivos, discutir a realidade de cada sindicato filiado, as demandas e necessidades dos mesmos, como também, encaminhar o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, daqueles que ainda não tem certidão sindical ( Carta Sindical).

A primeira reunião aconteceu em Pombal envolvendo a regional de Catolé do Rocha e sindicatos de Catolé do Rocha, Pombal, Jericó, Lagoa, Coremas, onde foi feita uma análise das lutas desenvolvidas em cada município, os problemas enfrentados, as reivindicações que ainda não foram atendidas pelos gestores municipais e os próximos passos que serão dados, juntamente com a CTB nas duas regionais.

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Catolé do Rocha e Região, trava a luta pelo cumprimento da lei do Piso Salarial de dois salários mínimos, insalubridade e o pagamento do incentivo.

Em Sousa, a reunião também discutiu as demandas das entidades e o não atendimento das reivindicações por parte dos gestores Municipais. Estiveram presentes sindicatos de Sousa, Santa Cruz e Nazarezinho.

Já na regional de Cajazeiras, a reunião foi realizada no Município de São José de Piranhas, na Sede do Sindicato, com a participação efetiva dos sindicatos de Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e do próprio município.

A pauta de reivindicações passa pelo rateio do FUNDEF, implantação da insalubridade, periculosidade, adicional noturno, pagamento de um terço de férias, cumprimento do Piso Salarial Nacional da enfermagem, professores, além do pagamento correto do quinquênio, concessão de licença prêmio, jornada de trabalho, dentre outros.

Foi discutido ainda a realização de assembleias em cada entidade para discutir o atual estatuto do servidor público, plano de cargos, carreira e salários do magistério, dos servidores da saúde e outros que possam existir, no sentido de resgatar algum direito que esteja na lei e que não está sendo cumprido.

Além do presidente da CTB PB, Zé Gonçalves, estiverem acompanhando e organizando as reuniões, Antônio Formiga, Ailton Lima, Professor Francimar, Elza Andrade, da Regional de Sousa, como também de Lourismar Duarte ( CTB/CE), que esteve presente na fundação de um Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lastro, que nasceu filiado a CTB.

Para o presidente da CTB/PB, Zé Gonçalves, o desafio da central no Estado é fazer o trabalho de base, acompanhar e participar das lutas, mas também ter uma meta, no prazo de um ano, encaminhar todos os registros de sindicatos que ainda não tem carta sindical para o Ministério do Trabalho e Emprego.” O sindicato que não tem ainda a carta sindical se iguala a um ser humano que ainda não tem o seu registro de nascimento e a nossa luta é no sentido de ajudar os presidentes na esse sentido, na Paraíba e também com o apoio da CTB em Brasília”, defendeu.

Outro ponto discutido foi a necessidade da formação sindical, onde será discutido um plano de ação no Estado, realizando cursos por Regionais da CTB na Paraíba.” Sindicalista tem que estudar, para adquirir conhecimento não apenas das demandas dos trabalhadores, mas também para saber a história, o papel e os desafios do movimento sindical, pois sindicalista que não se forma, se reforma “, destacou.

Reunião em Sousa

Siga a CTB-PB!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui